Depois de mais de três meses fechado por conta da pandemia do novo coronavírus, o museu mais visitado do mundo voltou às atividades. O Louvre reabriu suas portas ao público nesta segunda-feira (6), em Paris, com novas regras de segurança e sem a multidão habitual para ver a “Mona Lisa”, obra de Leonardo da Vinci.
Leia também:
- Torre Eiffel reabre para turistas em Paris após 104 dias fechada
- Europa reabre fronteiras para turistas estrangeiros; veja destinos
- Em Paris, hotel Ritz monta balcão de sobremesas para viagem
O museu do Louvre, que perdeu mais de R$ 237 milhões (40 milhões de euros) de receita durante o confinamento, ainda terá de aguardar um pouco mais para ser “invadido” pela massa de turistas chineses, japoneses, americanos e, é claro, brasileiros. O seu público é habitualmente formado por 75% de estrangeiros, que voltarão ao museu parisiense a conta-gotas.
As portas do local foram reabertas às 9 horas com novas regras de visitação. O uso de máscara é obrigatório, assim como o agendamento de visitas com horário marcado – o museu não receberá grupos de mais de 25 pessoas. Há um trajeto de mão única a ser percorrido, com sinalização para alertar os visitantes a respeitarem o distanciamento social e recipientes de álcool em gel à disposição. Além disso, os vestiários estarão fechados e os caixas eletrônicos não estão em funcionamento.
As salas mais cobiçadas do Louvre podem ser visitadas, mesmo aquelas que abrigam as obras mais famosas: “Mona Lisa” (Leonardo da Vinci), “A Liberdade guiando o povo” (Eugène Delacroix), “Vênus de Milo”, “A Vitória de Samotrácia”… As grandes aglomerações diante das pinturas e esculturas, entretanto, não serão permitidas.
Certas coleções, cerca de 30%, não serão acessíveis nas primeiras semanas de funcionamento, é o caso das artes da África, da Oceania, da Ásia e das Américas. Ainda assim, não faltará o que apreciar no museu parisiense: são mais 30 mil obras de arte em uma área de 45 000 metros quadrados. É a primeira vez que o Louvre fica tanto tempo fechado desde a Segunda Guerra Mundial.
Leia também:
- Quais destinos internacionais estão reabrindo para turistas?
- Corona: Disney cancela reabertura e não tem nova data definida
- Fiji faz apelo para se tornar retiro dos bilionários na pandemia
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br